Helder Luís


Designer, artista multimédia e músico.

Estudou design gráfico e tipografia e desde 1996 trabalha para inúmeras empresas e instituições dentro e fora de Portugal.
O seu trabalho de design gráfico foi exposto em vários eventos nacionais e internacionais e publicado em inúmeras publicações incluindo a revista Publish e o livro Marcas & Trademarks PT, aonde figuram várias marcas desenhadas por si ao longo dos anos.

Como artista multimédia desenvolveu inúme- ros trabalhos individualmente e em colectivos como Ginsonic (com Dario Oliveira e Miguel Dias), Houselab (com João Paulo Feliciano, Ra- fael Toral, Rui Toscano e Rui Gato), Landscape(com João Pedro e Sérgio Gomes) ou System Modular (com João Santos e Carlos Lobo) entre outros.

Como músico integrou alguns projetos, entre eles Clockwork, e apresentou-se a solo como músico experimental em vários concertos explorando a guitarra como gerador de som. Colaborou também, como artista, designer multimédia e consultor, com artistas como Cesário Alves, John Baldessari, João Carri- lho, João Paulo Feliciano, Julião Sarmento, Lawrence Weiner, Rafael Toral, Rui Horta, Rui Toscano, entre outros.

Apresentou o seu trabalho em exposições individuais e colectivas e em eventos ou instituições como Art Attack, Bienal da Maia, CAM/ACARTE, Curtas, Dança do Brasil (Rio de Janeiro), ESAD, ExperimentaDesign, Expo2000 (Hannover), Fonoteca, Fundação Calouste Gulbenkian, Porto2001, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Ravinia Classical Music Festival (Chicago), Rivoli, Silo – Espaço Cultural entre outros.

Em Junho de 2018 apresentou no Museu de Arte Contemporânea de Serralves a instalação MAR, que abriu as portas para a exploração da temática do mar e dos pescadores e desde então tem vindo a fotografar, filmar e a capturar som a bordo de várias embarcações ao largo da costa Portuguesa e algures no Atlântico ao redor dos Açores.

Em Novembro de 2018 apresentou, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, a instalaçãoUnder the Above. Uma peça que explora a temática do afogamento e os sentimentos de abandono e solidão em alto mar.

Neste momento frequenta o mestrado de Fotografia e Cinema Documental na ESMAD com o objetivo de desenvolver o projeto docu- mental intitulado 7 Barcos, 7 Vidas, 7 Maressobre os pescadores da Póvoa de Varzim, integrado numa residência artística apoiada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.